#comentando - Branca de Neve e o Caçador


Snow White and the Huntsman
Direção: Rupert Sanders
EUA, 2012
★ ★ ★ ★ ★

Esteticamente maravilhoso. Efeitos especiais quase sempre perfeitos, assim como a caracterização dos cenários e personagens. A história: vazia. Os personagens: um desastre. O elenco: regular. O resultado: um filme visualmente bonito e incrivelmente oco. 
Uma bruxa cheia de complexos psicológicos que vão desde de traumas da infância até um desejo de justiça feminista, e um resquício de triângulo amoroso que não funciona em momento nenhum por nenhuma das partes entre a princesa, o príncipe e o caçador, constituem uma tentativa mal feita de acrescentar alguma profundidade psicológica contemporânea aos personagens de uma história já conhecida, acabando por torná-los confusos e irregulares. 
Situações ridículas expões os protagonistas à uma série de desaventuras circenses - incluindo uma floresta mística com todo tipo de pesadelos e uma espécie de cilope capaz de ser derrotado quando não temido (?) - fazem do roteiro uma grande furada. Alguns pontos, porém, apresentam sacadas interessantes, ainda que não acrescentem efetivamente nada à história, como exemplo o fato da bruxa disfarçar-se de príncipe para entregar a maçã para Branca de Neve; como a morte de um dos anões em uma batalha; e, já na parte final, quando o príncipe não consegue despertar a Branca de Neve desfalecida com seu beijo, já que o amor de verdade era sentido entre a princesa e o caçador - ainda que, de todas as partes, não haja química alguma.
Passageiro. Irrelevante. Um filme que coloca em dúvida até mesmo seu principal objetivo: entreter.

Branca de Neve (Kristen Stewart) é ainda uma garota quando presencia a morte de sua mãe. Ao conhecer Ravenna (Charlize Theron), uma prisioneira do reino inimigo, o rei não hesita em se casar com a bela mulher. Porém, na noite de núpcias, Ravenna mata seu esposo e abre os portões do castelo para a tropa de seu místico exército. Inicia-se em todo o reino uma era sombria. Branca de Neve é aprisionada no calabouço até se tornar uma mulher. Quando consegue fugir, acaba criando uma relação de amizade com o caçador Eric (Chris Hemsworth), um plebeu alcoólatra e depressivo escolhido pela  rainha para capturar sua enteada. Um grupo de anões - sete - e o príncipe do reino vizinho - um antigo amigo de Branca de Neve - se soma à jornada do casal na busca por justiça.

Branca de Neve e o Caçador é o trabalho de estreia no cinema de Rupert Sanders. Kristen Stewart e a ganhadora do Oscar, Charlize Theron, vivem as protagonistas do longa. Uma sequência foi anunciada pela Universal Pictures com data de estreia prevista para 2015. A continuação ainda não tem diretor ou roteirista definidos.



Postado por Danilo Craveiro
Discussão 0 Comentários

Comente

Tecnologia do Blogger.