#comentando - Branca de Neve e o Caçador
Snow White and the Huntsman
Direção: Rupert Sanders
EUA, 2012
★ ★ ★ ★ ★
Esteticamente maravilhoso. Efeitos especiais quase sempre perfeitos, assim como a caracterização dos cenários e personagens. A história: vazia. Os personagens: um desastre. O elenco: regular. O resultado: um filme visualmente bonito e incrivelmente oco.
Uma bruxa cheia de complexos psicológicos que vão desde de traumas da infância até um desejo de justiça feminista, e um resquício de triângulo amoroso que não funciona em momento nenhum por nenhuma das partes entre a princesa, o príncipe e o caçador, constituem uma tentativa mal feita de acrescentar alguma profundidade psicológica contemporânea aos personagens de uma história já conhecida, acabando por torná-los confusos e irregulares.
Situações ridículas expões os protagonistas à uma série de desaventuras circenses - incluindo uma floresta mística com todo tipo de pesadelos e uma espécie de cilope capaz de ser derrotado quando não temido (?) - fazem do roteiro uma grande furada. Alguns pontos, porém, apresentam sacadas interessantes, ainda que não acrescentem efetivamente nada à história, como exemplo o fato da bruxa disfarçar-se de príncipe para entregar a maçã para Branca de Neve; como a morte de um dos anões em uma batalha; e, já na parte final, quando o príncipe não consegue despertar a Branca de Neve desfalecida com seu beijo, já que o amor de verdade era sentido entre a princesa e o caçador - ainda que, de todas as partes, não haja química alguma.
Passageiro. Irrelevante. Um filme que coloca em dúvida até mesmo seu principal objetivo: entreter.
Passageiro. Irrelevante. Um filme que coloca em dúvida até mesmo seu principal objetivo: entreter.
Branca de Neve (Kristen Stewart) é ainda uma garota quando presencia a morte de sua mãe. Ao conhecer Ravenna (Charlize Theron), uma prisioneira do reino inimigo, o rei não hesita em se casar com a bela mulher. Porém, na noite de núpcias, Ravenna mata seu esposo e abre os portões do castelo para a tropa de seu místico exército. Inicia-se em todo o reino uma era sombria. Branca de Neve é aprisionada no calabouço até se tornar uma mulher. Quando consegue fugir, acaba criando uma relação de amizade com o caçador Eric (Chris Hemsworth), um plebeu alcoólatra e depressivo escolhido pela rainha para capturar sua enteada. Um grupo de anões - sete - e o príncipe do reino vizinho - um antigo amigo de Branca de Neve - se soma à jornada do casal na busca por justiça.
Branca de Neve e o Caçador é o trabalho de estreia no cinema de Rupert Sanders. Kristen Stewart e a ganhadora do Oscar, Charlize Theron, vivem as protagonistas do longa. Uma sequência foi anunciada pela Universal Pictures com data de estreia prevista para 2015. A continuação ainda não tem diretor ou roteirista definidos.
-
Les amitiés Particulières Direção: Jean Delannoy França, 1964 ★ ★ ★ ★ ★ Baseado no romance do francês Roger Peyrefitte, As amizade...
-
The perks of being a wallflower Direção: Stephen Chbosky EUA , 2012 ★ ★ ★ ★ ★ Adolescência. Problemas. Amadurecer.Viver. ...
-
Além das resenhas cinematográficas, pretendo postar também um comentário de forma resumida e direta abordando - segundo a minha opinião - os...
Tecnologia do Blogger.
Danilo. Apaixonado por cinema. Desde Sempre. Estudante de Cinema e Audiovisual. “A luz produzia sons, a melodia gerava luz, as cores tinham movimento porque eram vivas; e os objetos eram a um tempo sonoros, diáfanos e suficientemente móveis para penetrar-se uns aos outros e percorrer num átimo toda a extensão”.
Arquivo
Posts populares
Países
Diretores
- Alejandro Jodorowsky (1)
- Carl Theodor Dreyer (1)
- George Stvens (1)
- Jonathan Demme (1)
- Kim Ki-Duk (1)
- Lars von Trier (1)
- Mário Peixoto (1)
- Pedro Almodóvar (3)
- Rob Marshal (1)
- Roberto Rosselini (1)
- Rydley Scott (1)
- Susanne Bier (1)
- Werner Herzog (1)
- Zhang Yimou (1)